Turismo

Passeios

História

Cultura

Capoeira

Religião

Culinária

Música

Investir

Home

Sair

TURISMO

Introdução (veja no texto abaixo)

A cidade de Salvador (clique no texto ao lado para ir à pagina)

As praias de Salvador (clique no texto ao lado para ir à pagina)

O estado da Bahia (clique no texto ao lado para ir à pagina)

Bahia é um dos estados que constituem hoje a república federativa do Brasil e se situa na região Nordeste do país. É o estado com a mais extensa faixa litorânea do Brasil, mais de 1.000 quilômetros de praias, uma área de 564.273 km2 e cerca de 13 milhões de habitantes, resultando numa densidade populacional de 23,16 hab/km2, ou seja tem muito espaço e natureza para se aproveitar na Bahia!

Salvador, oficialmente São Salvador, é a capital da Bahia e, hoje, a terceira maior cidade do Brasil em número de habitantes com aproximadamente 2,9 milhões. Salvador se situa entre a Baía de Todos os Santos, a maior baía do Brasil com várias ilhas, e o oceano Atlântico. É uma cidade grande, vibrante, com múltiplas faces e uma variedade enorme em bairros e paisagens.

o porto e a cidade
Orla atlántica

Salvador tem seu lado "concreto", ou seja a parte edificada, com uma grande variedade de bairros, começando pelos bairros históricos como o Pelourinho, hoje classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, passando pelos bairros nobres, como Graça e Caminho dos Árvores, ou, em contraste, pelos bairros pobres - chamados de favelas quando construídos em terra ou de palafitas quando são formados por barracos de madeira construídas em cima das águas da Bahia de Todos os Santos - como Calabar e Baixa do Petróleo. É delicioso passear pelos bairros pitorescos, como Ribeira, mais bucólico, e Rio Vermelho, mais artístico e boêmio, e é fascinante conhecer os novos bairros comerciais repletos de prédios de arquitetura moderna e ousada, como todo a região ao redor do shopping Iguatemi. Salvador é conhecida, mundo afora, como a cidade que tem umaigreja para cada dia do ano - segundo a lenda. As mais conhecidas são a Igreja do Senhor do Bonfim, a Catedral Basílica, a Igreja de São Francisco e a Igreja do Rosário dos Pretos. Salvador abriga também vários Solares - moradas de famílias nobres e antigas - e conventos como o Solar do Unhão, que hoje abriga o Museu da Arte Moderna, e o convento de Santa Tereza, que abriga o Museu de Arte Sacra.

arquitetura moderna
arquitetura neoclássica

Mas Salvador tem também seu lado "natureza", composto por uma grande variedade de praias e por parques e lagoas. São sem dúvida as inúmeras praias que formam o "charme" de Salvador, começando pelas praiasexóticas e extensas ao longo do litoral Atlântico, como as de Piatã e Itapuã, e passando pelas praias urbanas, como as do Porto da Barra e da Penha, ambas situadas na baía. Mesmo não sendo tão populares, não podemos esquecer os parques, com sua vegetação exuberante remanescente da Mata Atlântica - uma faixa de floresta tropical que antigamente cobria todo o litoral do Brasil - como os de Pituaçu e São Bartholomeu, e as lagoas naturais e artificiais, como as do Abaeté e do Dique de Tororó.

Estas belezas naturais, históricas e arquitetônicas não são encontradas apenas na cidade de Salvador mas também em toda a região ao redor da capital. Seguem aqui só alguns exemplos de lugares bonitos e inesquecíveis, tanto no aspecto da natureza como no aspecto da história, com um altíssimo poder turístico, todos num raio de apenas algumas centenas de quilômetros :

  • a Ilha de Itaparica, a Ilha de Maré e a Ilha Dos Frades, todas dentro da baía de Todos os Santos,
  • as praias de Buraquinho, Jauá, Arembepe, Praia do Forte, Imbassaí e Mangue Seco no litoral Norte, com acesso pela exuberante Linha Verde,
  • as cidades de São Francisco do Conde, Santo Amaro, Cachoeira e Maragogipe no Recôncavo - região situada ao redor da Baía de Todos os Santos.

A cidade de Salvador e a Bahia oferecem tantos lugares bonitos, tantas curiosidades culturais e históricas que é impossível falar de - e menos ainda mostrar - todos neste espaço limitado. Clique nos links acima para aprender mais sobre algumas destas maravilhas ou até mesmo, visite os sites relacionados indicados em algumas das nossas páginas