Turismo

Passeios

História

Cultura

Capoeira

Religião

Culinária

Música

Investir

Home

Sair

 

 

AS PRAIAS DE SALVADOR

Em primeiro lugar temos as praias do litoral atlântico de Salvador, com uma extensão de quase 40 quilômetros, que vão da Praia do Porto da Barra até a Praia do Flamengo. Este trecho litorâneo - também chamado de orla marítima - forma uma seqüência de praias lindas, iluminadas à noite, e tem uma movimentação intensa dia e noite com uma vida noturna que se espalha pelos muitos bares e restaurantes que agitam a galera até de madrugada.

Nosso passeio começa na Praia do Porto da Barra, a primeira praia da orla saindo do centro da cidade, com suas águas tranqüilas e profundas e muito procurada pelos visitantes da cidade. Continuando rumo Norte, podemos também escolher entre a Praia do Farol da Barra e a Praia de Ondina que, com seus recifes, formam piscinas naturais na maré baixa. A Praia de Amaralina e a de Armação têm ondas fortes, sendo muito procuradas pelos surfistas. Já as praias da Pituba, Corsário, Jaguaribe, Piatã e Placafor são muito procuradas pela maciez das areias e qualidade das águas. Cantada pelos poetas, seresteiros e namorados, a Praia de Itapuã oferece cenários bucólicos e um ambiente relaxante. As praias de Stella Mares e do Flamengo são mais afastadas e também encantadoras. Próximos à orla, temos dois parques com lagoas naturais de grande beleza: o Parque do Abaeté e o Parque de Pituaçú. Ambos oferecem agradáveis opções de lazer durante o dia e a noite.

Barra e seu farol
Barra - Forte Santa Maria

Em segundo lugar temos as praias situadas na Baía de Todos os Santos que são caracterizadas pelas águas calmas e cristalinas, ideais para freqüentar com crianças e para admirar a mais bela paisagem de Salvador, a sua baía com mais de cinquenta Ilhas. Estas praias estão situadas na península de Itapagipe, como as praias da Boa Viagem e da Penha, na "suburbana", a faixa litorânea que vai da cidade baixa até a base naval em Paripe, onde a praia de São Tomé de Paripe é a mais bonita e procurada, e nas diversas ilhas espalhadas na baía. A ilha mais conhecida é a de Itaparica que pode ser visitada de Ferry boat a partir da Feira de São Joaquim na cidade baixa de Salvador ou de carro através de uma ponte que a liga com o continente do lado oposto da ilha. As praias mais bonitas e conhecidas são ao lado do belíssimo complexo turístico do Club Mediterranée, Aratú e Berlinque. Imperdível porém, é um passeio de escuna pela Baía de Todos os Santos visitando a Ilha dos Frades e a Ilha de Maré.

Vejam mais detalhes sobre algumas das mais conhecidas praias :

Porto da Barra : É uma enseada de águas calmas e cristalinas que oferece o melhor banho de mar da cidade. É também neste local que chegou, pelo mar, Tomé de Souza, o fundador da cidade.

Farol da Barra : É situada na ponta entre o Oceano Atlântico e a Baía de Todos os Santos, é o lugar ideal para se apreciar o pôr do sol de Salvador. O mar é forte e excelente para surfistas. O próprio farol, construído em cima de uma rocha rodeada por água, é um dos cartões postais de Salvador. No bairro da Barra se localizam dezenas de bares restaurantes oferecendo divertimento e gastronomia para todos os gostos.

Ondina : Dispõe de um complexo de quadras esportivas e conta com piscinas naturais formadas pelas pedras, por isto, é uma excelente opção de lazer para todas as idades. É também o bairro onde estão localizados os melhores hotéis da cidade, a residência oficial do governador ( o Palácio de Ondina ), o jardim zoológico, de onde se tem uma vista panorâmica maravilhosa sobre a orla, e bons restaurantes.

Rio Vermelho : Oferece duas pequenas enseadas, a praia da Paciência e a da Mariquita com possibilidade para banho de mar. No Largo de Santana, ficam a centenária Igreja de Santana e a Casa de Iemanjá, a orixá que é a deusa das Águas. Aqui estão concentrados os tabuleiros das baianas Dinha, Regina e Cira, que vendem os acarajés e abarás mais procuradas da cidade, e muitos bons restaurantes e bares.

casa de Iemanjá
praia do Rio Vermelho

Amaralina : Dispõe de várias barracas padronizadas onde é possível beber uma refrescante água de côco para acompanhar os deliciosos acarajés dos quiosques das baianas.

Pituba : É uma praia com muitas pedras e areia amarela. Ela é localizada em um dos bairros mais populosos de Salvador com o mesmo nome, que recebe grande número de banhistas nos finais de semana. Possui uma variedade muito grande de restaurantes e bares.

Jardim de Alá : Tem águas muito agitadas e possui um belíssimo coqueiral numa bonita área coberta de grama verde. Este "jardim natural" é muito apreciado e freqüentado por baianos e turistas e nas noites de lua cheia, em especial, o lugar ganha um toque romântico irresistível e o apelido de Jardim dos Namorados. Neste trecho da orla marítima, fica também o Parque Costa Azul, com áreas voltadas para o esporte, o lazer e a cultura.

Armação : Denominada anteriormente de Chega Nêgo, a praia recebia as embarcações de negros escravizados que vinham da África durante o período em que o tráfico oficial foi proibido. Os escravos eram depositados numa senzala construída à beira da praia até serem comercializados. Em Armação, fica o Centro de Convenções da Bahia, alguns hotéis de qualidade e alguns dos mais procurados restaurantes da cidade.

Praia dos Artistas : Situada no bairro da Boca do Rio, a praia que é bordada por um belo coqueiral e boas quadras esportivas, atrai um público fiel de boêmios, músicos, poetas e intelectuais. Dezenas de bares e restaurantes compõem a infra-estrutura do local.

Corsário - Jaguaribe - Piatã - Placafor : Numa fileira de praias largas de areia fina, estas praias são boas para praticar o surf e viraram o ponto de encontro da juventude bronzeada. Dia e noite sucedem-se atrações musicais ao vivo em diversos bares da região, atraindo grande número de freqüentadores interessados em se divertir e em degustar caranguejos. No Corsário fica também uma das mais importantes áreas de preservação ambiental e de lazer da cidade, o Parque Metropolitano de Pituaçú.

Itapuã : É sem dúvida a mais conhecida praia de Salvador, cantada em verso e prosa por músicos e poetas como Vinícius de Moraes e Dorival Caymmi. Ela tem águas calmas e bastante pedras, barracas de comida e bebida e uma colônia de pescadores. É ideal para deliciosos banhos e para a prática de esportes como o windsurf.

Stella Mares : É um ponto de encontro da juventude e de militantes ecológicos, tem águas agitadas e boas para a prática de esportes como o surf, jetski e bodyboard. A praia conta com um grande número de barracas, onde são encontrados deliciosos petiscos e cerveja gelada.

Flamengo : É uma das últimas praias consideradas ainda "na cidade" e possui coqueiros, arrecifes e ondas fortes para os surfistas. É uma das praias mais procuradas nos finais de semana.